A minha Lista de blogues

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

OS POETAS

Neste dia do poeta, vai esta singela homenagem
aos poetas que reverencio  em primeiro plano.



Quando três poetas famosos
ascenderam ao mundo espiritual,
os mestres dos respectivos artistas
perguntaram o que eles gostariam
de ter feito na terra caso não houvessem
optado pelo mundo das letras.

Jorge Luis Borges respondeu:
gostaria de ter sido ourives
para restaurar com pedras preciosas
a Biblioteca da Alexandria.
Teria revestido com ouro genuíno
o acervo completo da Biblioteca
Nacional de Buenos Aires.
Teria recolhido os vocábulos maltratados
pelas pessoas avessas
ao bom uso da língua
e os lapidados para devolve-los
ao altar do idioma,
porque a palavra é sagrada.

Fernando Pessoa falou:
quisera ter sido um jardineiro
para cantar todas as flores
existentes no mundo,
inclusive aquelas que passam
desapercebidas pelos indivíduos apressados,
e o meu contentamento não teria sido menor
que a alegria de ter poetizado a vida.
Para cuidar das flores
não é necessário criar artifícios
nem dar outro sentido às palavras
além daquele intrínseco às mesmas.
Não é nem mesmo necessário
dar nome às flores.
Também não é necessário filosofia no trato com elas.
Para ler o livro que as flores escrevem na natureza
é preciso apenas ter olhos, olfato, sentimentos
e desapego de toda a vaidade.

Mario Quintana disse:
eu gostaria de ter sido o gestor
de uma biblioteca de sonhos ;
uma casa aberta aos oníricos,
pessoas não compreendidas na terra,
que sonham, solitárias, com medo
de perturbar a vida ordenada
dos indivíduos materialistas
que catalogam como loucura
qualquer atitude não padronizada,
processada pelas pessoas distraídas.
Durante minha vida inteira
fui testemunha ocular
da incompreensão sofrida pelo sonhador;
aaté  questionaram minha sexualidade
- diziam; ah, o Mário não gosta de mulher -
porque eu nunca casei.
Justamente eu, que amava a todas as mulheres,
mas não seria adequado nem recomendável,
que eu entregasse minha vida a uma delas,
pois eu não podia perder a graça das musas,
seres especiais, únicos e caprichosos...
Para completar a questão,
talvez eu não pudesse ter sido outra coisa,
senão aquilo que fui, pois, quem sabe, no fundo,
sonhador e poeta sejam grãos da mesma seara.

10 comentários:

  1. Linda homenagem ao dia. Amei os três.

    Feliz dia do Poeta
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara amiga Cidália. Pois 20 de outubro, aqui no Brasil, celebra-se o dia do poeta e 31 de outubro o dia da poesia, entretanto, há outras datas pelo mundo que também celebram a poesia e os poetas. Seja como for receba um parabéns pelos seus belos poemas, neste dia, dedicados aos poetas e poetisas.
      Abração daqui de Porto Alegre, sul do Brasil. Tenhas um lindo fim de semana.

      Eliminar
  2. Bem, focar no que os três grandes poetas diziam, é quase covardia, a nós, os seres comuns e pequenos, só nos resta reverenciá-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, meu caro amigo poeta Jair, são três pilares no templo da poesia. Obrigado pela visita. Tenhas um ótimo fim de semana.

      Eliminar
  3. Boa tarde, amigo Dilmar,
    reverencio a sua postagem pela escolha dos três grandes nomes da nossa literatura.Ourives, Jardineiro e Gestor de uma biblioteca de sonhos,onde o onírico teria sentido em nossa vida. Você falou tudo e muito mais em sua bela escrita, ao homenagear os poetas, os quais são mágicos. Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Marli, obrigado pela visita. Um abraço. Tenhas uma linda semana.

      Eliminar
  4. Ontem, lendo Borges, lembrei de um dia você ter escrito que seu poeta favorito é Borges! E hoje ele anda por aqui junto com Quintana e Fernando Pessoa! Bela postagem, delícia!
    Parabéns, Dilmar!!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara Tais. Realmente, a poesia de Borges exerce em mim um fascínio enorme, mas Quintana e Pessoa também me fascinam muito.Um abração. Um final de domingo com tempo bom e uma ótima semana.

      Eliminar
  5. Homenagem não às cegas,
    bem merecedores dela são
    Jamais esquecidos ficarão,
    esses reconhecidos poetas!

    Tenha um bom fim de semana caro amigo poeta Dilmar, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, poeta Eduardo, obrigado pela visita poética. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma ótima semana.

      Eliminar