A minha Lista de blogues

terça-feira, 24 de outubro de 2017

CULTURA POPULAR

Engana-se quem pensa
que pessoas simples,
destituídas de algum verniz,
são ineptas em relação
às demandas fraseológicas.
Pois  apesar da bagagem restrita,
essa gente constrói, a seu modo,
ditos sagazes e até  graciosos,
que, por vezes, derrubam as cortinas
que criamos em nosso entorno.
Nós,dependentes
da cultura estratificada,
por conta da nossa soberba,
gostamos de torcer as narinas
à sapiência popular,
como se não houvesse vida
para além das nossas muralhas.
Dentre  as construções  interessantes
que ouço cotidianamente
proferidas pelo povo de pouca  escola,
esta anotei  num caderno:
"Aqueles clarões, antes da chuva,
pareciam caixas de fósforos gigantes,
riscadas em sequência, na vidraça do céu"



17 comentários:

  1. Ah, amei ler aqui e concordo plenamente, os ditos populares são ricos em sabedoria, nem tudo vem dos estudos que nos fazem pensar como querem que pensemos, mas que a intuição, essa que vem em borbotões quando é preciso e a frase entre aspas é linda, amei!
    Sempre aprendo aqui, amo essa interação, pois a vida, ah, essa sim, sempre nos ensina!
    Abraços amigo poeta sensível, mesmo fora da data deixo aqui os meus parabéns pelo dia do poeta que passou, mas que pra mim, e creio que para todos os poeta e poetisas, o dia é todo dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Ivone, obrigado pela visita. Também acho que todo dia é dia de poesia, para quem gosta, é claro.
      Um abração daqui do sul. Tenhas uma boa tarde/noite.

      Eliminar
  2. Gosto muito dos ditos populares. Gostei muito deste que compartilhas conosco.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, meu caro Élys. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  3. Brilhante.
    Adoro ditados populares, meu avô sabia tantos...
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, cara Maria Rodrigues. Um abração daqui do sul Brasil.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Cara amiga Cidália, obrigado pela visita de além-mar. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  5. Sabedoria popular,
    alicerces do povo
    não sendo de esmagar
    como se esmaga um ovo.

    Que se deixe corromper,
    pelos corruptos só é pena
    muito eu tenho ouvido dizer
    o povo é quem mais ordena?

    Tenha uma boa noite caro amigo poeta Dilmar, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro poeta amigo Eduardo, obrigado pela visita poética. Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  6. A sabedoria popular é muito reconhecida! Vejo muitas frases nas estradas, escrita nos caminhões, e que sempre fazem sentido, algumas muito divertidas, outras até filosóficas. Mas como disse Fernando Pessoa, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena!"
    Abraços, amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Tais, obrigado pelo comentário. Um abraço. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  7. Você tem toda razão, Dilmar. A falta de luzes das letras não impede ninguém de ter sabedoria e de mostrar-se poético quando a oportunidade surge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo poeta Jair, de poeta e de louco todos temos um pouco. Obrigado pela visita. Um abraço. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  8. me gutan tus letras tienen aroma a amor

    ResponderEliminar
  9. Também adoro essas frases! Além de poéticas elas às vezes contém muita sabedoria. patativa do Assaré que o diga! A minha favorita dele: "É melhor dizer a coisa certa da maneira errada do que dizer a coisa errada da maneira certa."

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, Dilmar!!!
    Verdade, não é preciso ter estudo convencional para se ter conhecimento, sabedoria de mundo e vida. Meu Pai pouco estudo teve, mas o considero um conhecedor da vida, e faz versos lindos de emocionar.
    Um abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    Anna Lírios em Letras

    ResponderEliminar